Comunicação: como está a relação com os públicos da sua organização?

A grande certeza que temos hoje sobre o ambiente de marketing é que amanhã ele será diferente. E isso tem acontecido em uma velocidade cada vez maior. As organizações precisam considerar esse ambiente de mudanças constantes, esse processo é fundamental ao planejar as comunicações com seus públicos.

Toda organização estabelece algum tipo de relação com pelo menos três públicos: interno (colaboradores), clientes e fornecedores. No mínimo, com estes três públicos, mas normalmente, quando se faz um mapeamento estratégico dos públicos de interesse de uma organização descobre-se muitos outros que são extremamente relevantes e, muitas vezes, não estão sendo considerados no planejamento de comunicação.

Com cada público é preciso uma abordagem distinta, mas alinhadas entre si. Cada um valoriza mais algum aspecto da organização. Por exemplo, para o público interno, é importante que algumas mensagens-chave sejam constantemente comunicadas, a fim de que a organização seja plenamente entendida e admirada por este público, e ainda, que lhes proporcione satisfação. Para isso, é preciso comunicar como colaborar com a missão da empresa, qual é a estratégia de longo prazo e como cada pessoa contribui “no presente” para o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

Em relação aos clientes, as organizações se comunicam muito com o foco nas vendas. Mas, mais importante que isso é entender cada vez melhor o cliente para conseguir criar e entregar valor junto dos produtos e serviços. E ainda, fidelizar esses clientes. A venda é fundamental, no entanto, mais importante que vender é continuar vendendo sempre, agregando valor à vida dos clientes.

Já com os fornecedores, e preciso ter um cuidado muito especial, já que algumas organizações dependem completamente dos fornecedores para sobreviver e operar no mercado. Qual estratégia de comunicação sua organização está adotando para estreitar a relação com este público? É algo para se pensar e ter como objetivo. Qual o impacto de um possível problema de imagem em relação aos fornecedores?

A comunicação empresarial é um universo repleto de possibilidades. Cabe às organizações tomar a decisão de colocarem a comunicação na importância que ela tem para os negócios, enxergá-la como estratégica e praticá-la como parte da cultura organizacional.


Inscreva-se em nossa newsletter

Saiba mais sobre comunicação empresarial, educação corporativa e design estratégico e como essas três atividades podem deixar sua marca muito mais atraente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Voltar ao topo