Logotipo x Marca

Muitas pessoas acreditam que estes dois termos são sinônimos. Apesar de serem termos próximos, não são sinônimos. Toda marca tem um logotipo, mas nem todo logotipo tem uma marca.

A marca é a estrutura que sustenta as associações mentais relacionadas ao logotipo. Por isso, o design de um logotipo é tão importante, porque ele pretende carregar associações da marca de forma perene.

Uma das características que um bom logotipo deve ter é a singularidade. Ele deve ser único, deve ser reconhecido pelas suas formas e pelos significados associados a ele construídos no dia a dia das manifestações de comunicação da marca.

Portanto, se você precisa de um logotipo, só um logotipo – sem marca -, você pode procurar ferramentas na internet que fazem de graça. Você terá um logotipo bonito talvez, mas igual a centenas de outros, sem personalidade e desprovido de singularidade. Alguns serviços que oferecem logotipo de graça ou quase sem custo:

  • Wix Logo
  • TailorBrands
  • Hatchful

Agora, se você quer construir a marca da sua empresa, aí recomendamos que você contrate uma agência para criar seu logotipo. Escolha uma agência que entenda a diferença entre logotipo e marca e, além disso, que reconheça a importância destas no mundo dos negócios.

Texto publicado originalmente no Linkedin.

Deixar uma resposta

EnglishPortugueseSpanish