Logotipo x Marca

Uma das características que um bom logotipo deve ter é a singularidade. Ele deve ser único, deve ser reconhecido pelas suas formas e pelos significados associados a ele construídos no dia a dia das manifestações de comunicação da marca.

Muitas pessoas acreditam que estes dois termos são sinônimos. Apesar de serem termos próximos, não são sinônimos. Toda marca tem um logotipo, mas nem todo logotipo tem uma marca.

A marca é a estrutura que sustenta as associações mentais relacionadas ao logotipo. Por isso, o design de um logotipo é tão importante, porque ele pretende carregar associações da marca de forma perene.

Uma das características que um bom logotipo deve ter é a singularidade. Ele deve ser único, deve ser reconhecido pelas suas formas e pelos significados associados a ele construídos no dia a dia das manifestações de comunicação da marca.

Portanto, se você precisa de um logotipo, só um logotipo – sem marca -, você pode procurar ferramentas na internet que fazem de graça. Você terá um logotipo bonito talvez, mas igual a centenas de outros, sem personalidade e desprovido de singularidade. Alguns serviços que oferecem logotipo de graça ou quase sem custo:

  • Wix Logo
  • TailorBrands
  • Hatchful

Agora, se você quer construir a marca da sua empresa, aí recomendamos que você contrate uma agência para criar seu logotipo. Escolha uma agência que entenda a diferença entre logotipo e marca e, além disso, que reconheça a importância destas no mundo dos negócios.

Texto publicado originalmente no Linkedin.

Deixar uma resposta

EnglishPortugueseSpanish