A fórmula secreta para tudo

Na Afterpix tenho conversado com alguns amigos e clientes sobre marketing e venho repetindo que não existem fórmulas prontas. Quando falamos sobre estratégias de marketing, estamos tratando de seres humanos na outra ponta e cada pessoa tem características muito distintas umas das outras.

Se você tem enfrentado problemas financeiros, emocionais ou sentimentais, vou te apresentar uma fórmula secreta que vem sendo guardada e revelada a apenas algumas poucas pessoas ao longo de mais de cinco milênios.

São poucas as pessoas que tem se beneficiado das vantagens de conhecer a fórmula secreta e você pode vê-las por aí, em entrevistas, em capas de revistas e de livros de pessoas de sucesso. Quero poupar seu tempo, portanto, não continue a leitura deste artigo caso você já tenha todos os seus problemas financeiros, emocionais e sentimentais resolvidos.

A fórmula secreta é composta por não apenas um, mas cinco segredos. Só alcança verdadeiro sucesso aquele que tem acesso aos cinco segredos, por isso, nem todas as pessoas que conhecem apenas um ou dois dos segredos conseguem alcançar o sucesso verdadeiro. E hoje, neste artigo, você terá sua vida completamente transformada, pois apresentarei a você os cinco grandes segredos para o verdadeiro equilíbrio emocional, felicidade sentimental e sucesso financeiro.

Existem tantos textos assim na internet… Provavelmente, você que continua a leitura está curioso pra saber de mais uma das muitas fórmulas secretas ou está se perguntando: “Mas o que será que o Mateus está aprontando aqui, hein?!”

Na Afterpix tenho conversado com alguns amigos e clientes sobre marketing e venho repetindo que não existem fórmulas prontas. Quando falamos sobre estratégias de marketing, estamos tratando de seres humanos na outra ponta e cada pessoa tem características muito distintas umas das outras. O que deu certo para um indivíduo vender milhões em um lançamento pode não dar certo pra você se:

  • seu produto não for exatamente igual;
  • o preço for ligeiramente superior ou inferior;
  • você utilizar uma ou outra palavra-chave diferente nos anúncios;
  • houver algum fator do macroambiente diferente, seja nas variáveis políticas, econômicas, sociais, culturais, naturais ou tecnológicas;
  • houver a entrada ou a saída de algum competido relevante no mercado…

e essa lista poderia continuar crescendo indefinidamente, porque são muitas as variáveis envolvidas quando falamos de marketing. Portanto, desconfie de fórmulas secretas e truques infalíveis, porque se tiver ser humano envolvido nos objetivos é preciso ter cautela e analisar o contexto completo antes de sair replicando fórmulas cegamente.

Isso não significa que métodos são descartáveis. Pelo contrário, método é fundamental para várias situações, mas método e fórmula secreta são bem diferentes. Para criar um bom logotipo, preparar uma aula ou fazer um planejamento de marketing, o método é indispensável. Para realizar uma pesquisa de mercado ou científica, por exemplo, é preciso método.

Para encerrar, compartilho contigo uma citação do livro Metodologia do Trabalho Científico (SEVERINO, 2007, p. 102) que descreve o método como

um conjunto de procedimentos lógicos e de técnicas operacionais que permitem o acesso às relações causais constantes entre os fenômenos.

O autor diz ainda que “a ciência utiliza-se de um método que lhe é próprio, o método científico, elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela ciência para diferenciá-la não só do senso comum, mas também das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, como a filosofia, a arte, a religião.

Espero que você tenha gostado da provocação e possa ser cada vez mais crítico em relação às fórmulas prontas que querem nos vender. Invista tempo, intencionalidade e dedicação em seus planejamentos, desenvolva seus métodos e então, espero que você alcance aquilo que é sucesso pra você.

Compartilhe este texto com seus amigos! Coloque nos comentários se você tem se deparado com fórmulas secretas e o que você acha delas.

Texto publicado originalmente no Linkedin.

Deixar uma resposta

EnglishPortugueseSpanish