Novo Coronavírus (COVID-19) – Curadoria

Em meio a tanta informação e desinformação sobre o novo Coronavírus, cabe às empresas de comunicação uma ação que minimize o caos provocado pelo abuso que algumas pessoas ignorantes ou mal intencionadas fazem dos meios de comunicação, em especial os digitais.

Com este intuito, faremos aqui uma lista de alguns links que mantém informações atualizadas sobre a evolução da pandemia e formas de se proteger, ajudar às pessoas que precisam e adotar medidas seguras para reduzir a velocidade do aumento das contaminações.

Ministério da Saúde – Brasil

Todos os dias estão sendo fornecidos boletins à imprensa e transmitido ao vivo por volta de 17h no próprio site do Ministério. Outras informações importantes são fornecidas no site, como uma apuração e acompanhamento de fake news relacionadas à saúde. É fundamental recorrer ao site antes de encaminhar qualquer conteúdo recebido via Whataspp. A maior parte das notícias falsas são transmitidas em redes sociais. Existem inúmeras notícias relacionadas ao novo Coronavírus. É super importante conferir antes de espalhar.

Organização Mundial da Saúde (em espanhol)

É o orgão internacional que concentra todas as informações sobre saúde, não só relacionado ao novo Coronavírus, mas em todos os aspectos, com dados de pesquisas e acompanhamento em todas as partes do mundo.

Perguntas e respostas sobre a doença COVID-19 (em espanhol)

Excelente apanhado de perguntas e respostas sobre o novo Coronavírus. São dúvidas bem comuns respondidas com muita objetividade. Orientações bem claras e que podem ajudar muito a população no combate à pandemia.

Máscaras caseiras podem ajudar

No link acima temos uma nova orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras caseiras. O uso de máscara tem surtido efeito em alguns países (veja relato no vídeo abaixo) e o Brasil mudou recentemente a postura em relação às máscaras.

A equipe do jornal El País, com base nos dados coletados pela Universidade Johns Hopkins, estão fazendo um excelente trabalho de infografia sobre a evolução da pandemia no mundo. Vale conferir e perceber como é crescente e como se espalhou, segundo os dados coletados pelas instituições envolvidas na pesquisa.

Infográfico interativo do site do jornal El País – situação de 05 de abril de 2020.

Por se tratar de uma pandemia (quando o vírus se espalha, atingindo diversos países e continentes), as informações são atualizadas a todo momento. Pesquisas científicas são realizadas enquanto órgãos de imprensa divulgam resultados parciais. Tudo é atualizado o tempo todo, e algumas coisas vão mudando, como orientações para a população e novas formas de se proteger ou proteger o outro.

É preciso se manter atualizado, mas busque fontes confiáveis e, por favor, não divulgue informações que você recebe sem antes verificar se não se trata de uma notícia falsa ou orientação de pessoas sem a competência necessária para orientar.

E por falar em competência, recomendo que você conheça o currículo do Dr. Tedros Adhanon, diretor-geral da OMS. Tem quem diga que ele não tem competência para lidar com essa crise.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Voltar ao topo