O que é aprendizagem ao longo da vida (ou lifelong learning)

Começamos a aprender desde os primeiros dias de vida. Na vida adulta, o conceito de aprendizagem começa a se deslocar dos ambientes formais de ensino e passa a ser visto como uma prática das pessoas que valorizam a alta performance e o crescimento pessoal ao longo de toda a vida.

As organizações podem e devem incentivar o crescimento pessoal e intelectual de seus colaboradores. Afinal, eles são um dos ativos mais importantes delas. Para isso, podem contar com inúmeras formas de implementar uma cultura de aprendizagem no ambiente corporativo, desde reuniões periódicas para compartilhar conhecimento, até um sistema mais estruturado de ensino aprendizagem vinculado a bônus e crescimento na carreira, que pode ser feito presencialmente ou de maneira muito mais facilitada (online).

Já é sabido que a educação a distância é extremamente eficaz se implementada de acordo com as melhores práticas. No ambiente corporativo, facilita sobremaneira a vida dos colaboradores que precisam se atualizar, pois podem fazer os cursos em casa, no trajeto entre a casa e o trabalho, nos finais de semana, ou seja, de acordo com a programação de cada pessoa.

Sem falar ainda que a implementação de um programa de educação corporativa online pode auxiliar as pessoas no desenvolvimento de uma cultura de disciplina e autogestão, competências muito valorizadas no ambiente empresarial contemporâneo.

Outro setor onde a educação corporativa e a aprendizagem são fundamentais é na construção de manuais de procedimentos e gestão do conhecimento. Muitas empresas enfrentam um turnover alto e isso demanda um grande esforço e dedicação de tempo para treinar novos colaboradores. Com um sistema online onde todos os procedimentos, fluxos e processos podem ser documentados e organizados, a empresa ganha muito em número de horas despendidas no treinamento de novos colaboradores e estes têm um local de fácil acesso tanto para entender a organização onde está começando um trabalho, quanto para tirarem dúvidas no dia-a-dia.

Outro espaço onde a aprendizagem tem um papel de muito valor é em organizações que têm ou querem desenvolver uma cultura de inovação. A inovação, como diz um famoso palestrante dessa área, é a criatividade emitindo nota fiscal. Ou seja, é preciso ser criativo para inovar e criatividade tem tudo a ver com aprendizagem. Só quem assume o risco de estar aprendendo o tempo todo tem condições de fazer conexões de ideias ousadas que resolvem problemas e se convertem em receita para as organizações.

Cabe às organizações entenderem que educação corporativa não deve ser para ações pontuais e específicas, mas deve fazer parte de uma cultura de crescimento e melhoria contínua, de formação de pessoas cada vez mais capazes, talentosas e competentes.


Inscreva-se em nossa newsletter

Saiba mais sobre comunicação empresarial, educação corporativa e design estratégico e como essas três atividades podem deixar sua marca muito mais atraente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo