Se a sua marca tem forte apelo visual e pode ajudar as pessoas com referências visuais, esta pode ser a melhor plataforma para você construir consciência de marca e atrair leads qualificados para o seu negócio. Já tinha isso em seu radar?
Alguns exemplos de segmentos que podem se beneficiar muito com o Pinterest Ads:
- Arquitetura
- Design de Interiores
- Escolas de Arte
- Escolas de Design
- Roupas e Acessórios de Moda
- Móveis e Decoração
- Estúdios de Fotografia
Isso para citar apenas alguns. As pessoas normalmente utilizam o Pinterest para buscar inspiração, para ter ideias, buscar referências visuais para aquilo que elas querem fazer, construir ou comprar.
E é aqui que entra o nosso trabalho: ajudar você a atrair negócios através do Pinterest.
Só pra você ter uma ideia do potencial da ferramenta, em 2021 eram 46 milhões de pessoas que utilizavam o Pinterest no Brasil. A maior parte formada por mulheres, mães e economicamente ativas.
Para cada segmento, o Pinterest oferece dados para fundamentar a tomada de decisões, mas é seguro afirmar que se o seu produto tem apelo visual, você está perdendo dinheiro em não estar anunciando nesta plataforma.
Métricas de Acompanhamento
Assim como outras plataformas (Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Google, LinkedIn) o Pinterest Ads é super completo em seu painel de controle de anúncios, oferecendo inúmeras ferramentas para monitorar e otimizar o desempenho das campanhas.
Na parte de público, é possível segmentar por gênero, faixa etária e interesses.
Os interesses são divididos em grandes áreas e depois em sub tópicos, tudo para deixar as campanhas super segmentadas, fazendo com que seus anúncios cheguem apenas nas pessoas do seu público.
Voltando a falar sobre as métricas, tem todas as mais comuns: CTR, CPM, Alcance, Impressões.
Como se trata de uma plataforma de inspiração, é normal que o CTR fique um pouco abaixo das plataformas onde a interação é maior, como no Instagram, por exemplo.
Mas, é importante entender a característica da plataforma e o potencial de construção de awareness neste ambiente.
3 motivos pelos quais você deve colocar o Pinterest em seus planos de mídia
Plataforma visual
Se a sua empresa tem forte apelo visual, o Pinterest pode ser uma excelente escolha para anunciar seus produtos ou serviços.
A plataforma é composta por imagens, vídeos e gifs, e é altamente voltada para o compartilhamento e a descoberta de novos conteúdos, o que significa que você tem uma excelente oportunidade de apresentar seu negócio para uma audiência altamente envolvida e interessada em novidades.
Além disso, o Pinterest possui ferramentas poderosas de pesquisa e categorização, o que ajuda a garantir que o seu conteúdo seja visto pelas pessoas certas.
Público altamente engajado
Uma das maiores vantagens de anunciar no Pinterest é que a plataforma é muito popular entre mulheres com idades entre 18 e 49 anos. Essa faixa etária é altamente engajada com conteúdo visual, e é conhecida por ser consumidora de diversos tipos de produtos e serviços.
Ao anunciar no Pinterest, você tem a oportunidade de se conectar com essa audiência valiosa e aumentar a exposição da sua marca para um público altamente engajado.
Ambiente de descoberta e inspiração
O Pinterest é uma plataforma onde as pessoas vão para descobrir novas ideias e se inspirar, o que significa que você tem a oportunidade de apresentar seu negócio para uma audiência que está aberta a novas experiências.
Além disso, a plataforma tem uma funcionalidade chamada “Pins Relacionados“, que exibe conteúdo relacionado ao que o usuário está visualizando no momento, o que aumenta as chances de sua marca ser descoberta por pessoas que ainda não conhecem o seu negócio.
Com isso, você pode atrair novos clientes e aumentar a sua base de seguidores e fãs da sua marca.
Como começar a utilizar o Pinterest hoje, sem investir um único centavo?
Até agora, falamos sobre a possibilidade de anunciar no Pinterest, mas é possível construir uma audiência fazendo duas atividades que não vão te custar dinheiro, a princípio:
Organize quadros de inspiração
Você pode criar um perfil da sua empresa com o link do seu site ou blog, uma descrição da sua marca e criar quadros temáticos de inspiração.
A ideia é que você ajude as pessoas que estão em busca de inspiração com uma espécie de curadoria de conteúdo.
Isso vai ajudar as pessoas a terem um primeiro contato com a sua marca, além de gerar um sentimento de gratidão por ter organizado quadros com referências selecionadas e inspiradoras.
Além de organizar os quadros, você pode integrar o online com o offline, imprimindo cartazes e colocando em seu estabelecimento para que os clientes possam encontrar sua marca e seus quadros no Pinterest, utilizando para isso os Pincodes — uma espécie de QR Code, mas personalizados no estilo do Pinterest, onde o cliente utiliza o smartphone e acessa um endereço específico.
Aqui tem um manual pra você entender como funciona, é bem prático!
Publique conteúdo
Da mesma forma que em outras plataformas, o contéudo criado pelos usuários é muito importante no Pinterest também.
Então, você pode gerar conteúdo a partir dos seus próprios produtos ou serviços, mas sem o viés comercial.
Se você tem uma Escola de Arte, por exemplo, pode criar uma série de Pins (é como são chamados os conteúdos) com os trabalhos dos alunos e professores.
Agora, se você é dono de um escritório de Arquitetura, pode criar Pins tanto dos projetos realizados pelo seu escritório, quanto de cenários e sugestões de interiores, materiais de acabamento, revestimentos etc.
Tudo o que for visual e puder ajudar seu futuro cliente na jornada de descoberta e inspiração, é válido. Aqui você tem algumas orientações para melhorar sua performance no sistema orgânico da plataforma.
Em resumo, o Pinterest pode ser uma excelente escolha para a sua empresa se a sua marca tem forte apelo visual e deseja se conectar com uma audiência altamente engajada e receptiva a novas ideias.
Com a plataforma, você terá a oportunidade de apresentar seus produtos ou serviços para novos públicos e aumentar a sua base de seguidores e clientes fiéis.