Toda organização pode ser descrita como um conjunto de pessoas com objetivos em comum e que mantêm relação com pessoas de outras organizações ou não. Nestas relações existe a necessidade de comunicação e é neste espaço que nós da Afterpix entramos. Tanto na comunicação das relações entre a empresa e os públicos externos, quanto na relação com o público interno.

Os interesses dos diferentes públicos de uma organização são, muitas vezes, divergentes e precisam ser mediados. Uma comunicação de excelência dá conta de estabelecer este equilíbrio requerido no contato com os públicos de interesse, proporcionar o bem-estar para as pessoas e lucro para as organizações. Tudo isso, preferencialmente, de forma sustentável.

Nosso trabalho com comunicação empresarial consiste em:

  1. Entender a estratégia da organização e os valores que norteiam as decisões da marca;
  2. Mapear os públicos estratégicos, dos mais para os menos relevantes no sentido de quanta influência cada um exerce na operação da organização;
  3. Mapear pontos de contato da marca x públicos;
  4. Definir objetivos de comunicação de acordo com a estratégia corporativa;
  5. Definir mensagens-chave da comunicação;
  6. Definir abordagem para cada público e canais a serem utilizados;
  7. Elaboração criativa das mensagens;
  8. Veiculação das mensagens;
  9. Avaliação de resultados e, se necessário, ajustes.

Essas nove etapas são decisivas para que a comunicação tenha seu papel estratégico, para auxiliar, de fato, a organização a atingir seus objetivos estratégicos de médio e longo prazo.

Nós também oferecemos serviços individuais, de acordo com a necessidade específica do cliente. Conheça alguns serviços que oferecemos na área de comunicação empresarial.

As mídias sociais são o canal das marcas onde elas próprias fazem a mediação das conversas, onde não há intermediários entre elas e as pessoas. Portanto, é fundamental a definição da persona, planejamento e criação de conteúdo para sua marca fazer parte do dia a dia das pessoas de uma maneira significativa e relevante.

Para tornar uma ideia pública e levá-la ao conhecimento do maior número de pessoas possível, com uma mensagem clara, criativa e, hoje em dia, envolvendo uma pitada de entretenimento e cross-media, assim é a publicidade contemporânea, assim é a publicidade que fazemos.

Envolve uma série de ações para resultados de curto prazo. Geralmente envolve materiais promocionais, mídia digital e impressos. Serve para entregar uma mensagem específica para um público também específico de maneira criativa e impactante.

Normalmente tem uma oferta de troca vantajosa para o consumidor. Pode ser um desconto por tempo limitado, um brinde, um sorteio. A promoção de vendas é uma ferramenta do marketing excelente para resultados rápidos, mas não deve ser usada em demasia para não perder credibilidade ou desgastar a marca.

Principalmente no varejo, o merchandising é a forma como são expostos os produtos. Envolve desde o local do produto dentro do ponto de venda até a decoração ou cenografia da vitrine. Observação atenta do fluxo dos transeuntes e clientes é fundamental para uma boa estratégia e execução de um trabalho de merchandising consistente.

A realização ou a participação em um evento é uma oportunidade incrível de proporcionar uma experiência da marca para as pessoas, de gerar muito conteúdo para trabalhar posteriormente, para conquistar novos clientes, capturar leads e estreitar relações com clientes atuais. São inúmeras vantagens, no entanto, é preciso um planejamento minucioso e uma execução com excelência, pois um evento é como se fosse um show, é único, e você só tem aquela oportunidade para encantar e causar uma boa impressão.

O público interno é um dos mais importantes para as organizações. Por isso, neste segmento nosso trabalho é entender o que a organização quer transmitir, quais objetivos ela precisa alcançar e como o público interno pode auxiliá-la estando bem informado a respeito de determinados assuntos. A comunicação interna também tem o potencial de transmitir a sensação de pertencimento, fundamental para a motivação da sua equipe.

O jornal mural é uma das formas mais comuns de comunicação interna e mais efetiva também se feito de maneira adequada, com veiculação no local correto e com conteúdos que despertam o interesse do público.

Os boletins informativos podem ser digitais, online ou impressos. Podem servir para a comunicação interna, mas também para se comunicar com clientes, ou com clientes especiais, fazendo parte de alguma estratégia de member get member. Boletim informativo é uma oportunidade de produzir e entregar conteúdo de valor para determinado público da organização.

Relatórios anuais, relatório de sustentabilidade, comunicação com investidores, livro da história da marca, estes materiais são exemplos de publicações institucionais que podem servir para fortalecer os valores da marca e estreitar relações com públicos estratégicos da organização.

Antes de tudo é importante deixarmos claro que o design não é apenas uma atividade isolada relacionada à parte estética, mas trata-se de uma forma de pensar as organizações e seus processos.

Quando chamamos este grupo de serviços que oferecemos de estratégico não é à-toa e nem apenas para parecer algo mais pomposo. Estratégico quer dizer que está (ou deveria estar) alinhado com a visão de longo prazo das organizações e com a essência da marca.

A metodologia que utilizamos para os trabalhos de design consiste em:

  1. Entender a estratégia da organização;
  2. Definir ou compreender os valores que norteiam as decisões da marca;
  3. Definir com clareza os objetivos e metas a serem alcançados com o design;
  4. Definir o conteúdo que deve ser trabalhado;
  5. Criar opções de abordagem de design e formatos;
  6. Verificar disponibilidade financeira do cliente para encontrar o melhor custo benefício;
  7. Aprovação da melhor proposta com o cliente;
  8. Finalização (Afterpix) e produção (com terceiros).

Conheça os serviços mais comuns que fazemos na área do design.

É o conjunto de símbolo e letras que vai identificar o nome de determinada marca. Um bom logotipo proporciona um reconhecimento imediato para a sua marca, transmite ideias convergentes com os valores de sua empresa, faz com que as pessoas tenham uma primeira boa impressão, além de uma série de outras vantagens.

Trata-se do conjunto de elementos visuais padronizados que vão identificar sua marca. As cores padrão, elementos visuais como ícones, ilustrações, imagens, texturas, padrões, letras, tudo isso definido e padronizado para que marca tenha uma expressão consistente em todas as manifestações visuais.

Essencial para quem tem uma linha de produtos, para apresentar a empresa, os diferenciais competitivos e as características de cada produto. Também é possível fazer um catálogo de serviços se eles forem bem definidos. Apesar de existir hoje tantos canais digitais para divulgar os produtos, o catálogo é uma forma de tangibilizar sua oferta, materializa a entrega da oferta em uma reunião de vendas ou prospecção.

A sinalização serve, em primeira instância, para evitar acidentes, orientar as pessoas e tornar mais confortáveis os ambientes. Além disso, é também uma oportunidade de manifestar os valores da marca e reforçar os elementos de sua identidade visual. Caracteriza o local como sendo parte da marca e proporciona ao ambiente uma atmosfera profissional e de cuidado.

O maior canal de vídeos do mercado hoje (Youtube) concentra o segundo maior volume de buscas de toda a internet, ficando atrás apenas do Google. Podem ser utilizados para treinamento, capacitação, entretenimento e conteúdo de marca. Quando editado com técnicas contemporâneas, mantêm a atenção das pessoas por mais tempo e entrega a mensagem de forma mais efetiva.

O site hoje é um dos principais canais da presença online de uma empresa. É o local onde a marca pode colocar conteúdo para resolver problemas dos clientes, é onde ela divulga lançamento de novos produtos, endereços, canais de contato. É também o local onde ela pode contar a história dela e apresentar seus valores e seu porquê. Um bom site é leve para carregar, é funcional tanto em desktop quanto em dispositivos móveis e ajuda a empresa a vender mais.

O produto que tem uma embalagem bem projetada vende mais. O consumidor vê o produto na prateleira do ponto de venda e sente vontade de compra-lo, pensa que deve saber mais sobre aquele produto, cogita a hipótese de experimentar, tem uma primeira impressão positiva que derruba a barreira da primeira compra. Esse é o resultado de uma embalagem com um bom design. Além disso, deve-se considerar também o custo de produção, armazenamento e transporte. Tudo isso é pensado no processo de design de uma embalagem.

Além destes serviços principais, oferecemos muitos outros, de acordo com a necessidade apresentada pelo cliente. Desde padronagens para interiores (comercial), até projetos de painéis de grande formato, passando por criações exclusivas de acordo com a marca.

Acreditamos que não existe marca sem pessoas. Também temos a crença de que pessoas em processo contínuo de aprendizagem são capazes de feitos extraordinários. Queremos proporcionar estes feitos para sua empresa.

Nosso trabalho em educação corporativa consiste em:

  1. Identificar as necessidades de treinamento;
  2. Definir objetivos de aprendizagem específicos para cada necessidade;
  3. Elaborar a trilha de aprendizagem;
  4. Desenvolver o conteúdo e as avaliações de aprendizagem (diagnóstica, formativa e somativa);
  5. Disponibilizar o treinamento;
  6. Avaliar os resultados e reiniciar o ciclo.

Além disso, trabalhamos com definições e mapeamento de fluxos e processos de trabalho para redução de custos com erros e capacitação de novos funcionários. Todo trabalho que realizamos em educação corporativa é online, portanto, pode ser acessado pelos colaboradores de qualquer lugar e em qualquer dispositivo (tablet, smartphone ou desktop).

Quanto à plataforma

Podemos usar nossa plataforma da Afterpix ou instalar uma, no domínio do cliente, de acordo com as necessidades específicas de cada situação. Temos ainda a possibilidade de buscar uma plataforma de mercado para ofertar os cursos. Muitas já são consolidadas e oferecem um serviço muito bom por preços bem competitivos.

Conheça algumas definições e serviços mais importantes nesta área.

É o conjunto de ações que tem como objetivo capacitar e treinar pessoas dentro de uma organização para desempenhar melhor suas funções. Deve fazer parte da cultura da empresa e o processo de aprendizagem pode ser aplicado em organizações de qualquer porte. Se quiser iniciar em sua empresa sem custo, baixe aqui gratuitamente o guia para implementar uma cultura de aprendizagem do zero, sem gastar nada, da Afterpix.

Se você identifica que existe uma necessidade específica de treinamento em sua empresa, podemos desenvolver um curso completo para suprir a carência apresentada. O curso pode ser feito exclusivamente para a sua empresa ou não. Existe também a possibilidade de alguém da própria empresa ser o instrutor sob nossas orientações e direção. A diferença de um curso para um treinamento é que o curso geralmente proporciona um conhecimento completo sobre uma área e o treinamento é mais específico. Por exemplo, o curso pode ser de “atendimento ao cliente”. Um treinamento, poderia ser, por exemplo, “Como preencher o formulário de atendimento ao cliente no sistema CRM”.

O treinamento pode ser construído também para atender necessidades específicas. Desde orientação sobre processos e fluxos até treinamento para operação de sistemas ou equipamentos. A diferença de um curso para um treinamento é que o curso geralmente proporciona um conhecimento completo sobre uma área e o treinamento é mais específico. Por exemplo, o curso pode ser de “atendimento ao cliente”. Um treinamento, poderia ser, por exemplo, “Como preencher o formulário de atendimento ao cliente no sistema CRM”.

Pode-se ainda, usar o conhecimento da sua empresa e organizá-lo em formato de curso e oferece-lo aos seus clientes. Já pensou seus clientes aprendendo sobre sua organização de maneira formal. Se uma área da relação com o cliente dá muito problema talvez você tenha que rever processos ou oferecer algum recurso para que o cliente aprenda uma forma mais eficaz de utilizar o serviço.

Específico para organizações educacionais

Para organizações educacionais, oferecemos todos os serviços acima e ainda, os dois serviços específicos abaixo:

O ensino híbrido tem se tornado uma solução para muitas instituições que estão colocando o foco dos momentos presenciais no aluno e não mais no professor transmitindo conteúdo. Se você quer implementar o ensino híbrido em sua escola, fale conosco. Podemos te auxiliar com uma assessoria completa para que o conteúdo seja estudado pelos alunos fora da escola e os momentos presenciais sejam para prática, discussão e orientação individualizada.

Se a sua escola já pratica o ensino híbrido, mas ainda não tem um Ambiente Virtual de Aprendizagem, podemos te ajudar também. Trabalhamos especialmente com o Moodle, que é uma plataforma de código aberto e que hoje é utilizado por grandes universidades no mundo todo, com mais de 170 milhões de usuários. Implementando um AVA, você poderá proporcionar inúmeras ferramentas de avaliação e acompanhamento, além de disponibilizar conteúdos e organiza-los da melhor maneira possível, de acordo com a linha pedagógica da escola.

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