Confira abaixo uma seleção dos principais termos utilizados no marketing digital e entenda o significado de cada um. Caso tenha algum termo que considere importante estar aqui, deixe nos comentários que acrescentaremos! Boa leitura.
A
Ads: É uma abreviação do termo em inglês, Advertising, que é o mesmo que propaganda. Normalmente, é utilizado ao lado do nome da marca das plataformas que oferecem o serviço de publicidade paga. Exemplo: Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads, etc.
Alcance: Trata-se do número de usuários que uma campanha consegue impactar. É comum ser confundido com Impressões, mas são conceitos diferentes. O Alcance considera usuário único impactado pela publicidade. Então, se em uma tabela de campanha temos Alcance = 1.000 e Impressões = 1.800, quer dizer que foram atingidos 1.000 usuários, e os anúncios foram exibidos para esses 1.000 usuários 1.800 vezes, ou seja, cada usuário deve ter visto o anúncio 1.8 vezes.
B
Branding: É um trabalho estratégico que coloca a marca no centro dos esforços empresariais. Segundo José Roberto Martins (2006), branding é “o conjunto de ações ligadas à administração das marcas. São ações que, tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além de sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura e influenciar a vida das pessoas. Ações com a capacidade de simplificar e enriquecer nossas vidas num mundo cada vez mais confuso e complexo“.
Budget: É o termo em inglês que significa orçamento. A quantidade de dinheiro que será destinada a uma campanha. Este termo também está dentro de outros, como o CBO, por exemplo: otimização de orçamento por campanha, quando é colocada uma verba para distribuição dentro de uma campanha com vários conjuntos de anúncios.
C
CPC: custo por clique, é o valor pago para cada clique em uma campanha. As campanhas podem ser otimizadas por CPC, mas a otimização pode ser também para outros objetivos. No entanto, sempre é possível verificar o CPC da campanha e avaliar ações que podem ser adotadas para reduzir o custo por clique, trazendo otimização para os recursos do anunciante.
CRM (Customer Relationship Management): É um conjunto de técnicas e ferramentas usadas para gerenciar e analisar as interações entre uma empresa e seus clientes. O objetivo é melhorar o relacionamento com o cliente.
CTA (Call-to-Action): É um botão ou link que é adicionado em um site, anúncio ou e-mail para incentivar o visitante a realizar uma ação específica, como comprar um produto ou se inscrever em uma lista de e-mails. É também o nome da frase utilizada pouco antes do botão ou link, é a frase que leva o leitor a uma ação, um convite incisivo, normalmente utilizando uma função de linguagem conativa.
CTR (Click Through Rate): É uma métrica que mede a proporção de cliques em relação às visualizações de um anúncio ou página. É calculado dividindo-se o número de cliques pelo número de visualizações. Em geral, busca-se obter um CTR superior a 1%. Aqui na Afterpix já fizemos campanhas que ultrapassaram os 10% de CTR e isso acaba fazendo com que o CPC fique bem mais barato.
F
Funil de Vendas: É o processo pelo qual um visitante se transforma em cliente. É dividido em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Do topo para o fundo do funil o compromisso vai aumentando e o número de pessoas diminuindo. Como exemplo, podemos imaginar que, para conquistar 5 novos clientes (fundo de funil) é necessário um total de 30 leads (meio de funil) e para obter esses leads é preciso fazer uma campanha e alcançar 300 visitas (topo de funil).
I
Inbound Marketing: É uma estratégia de marketing que se concentra em atrair e engajar um público-alvo por meio de conteúdo útil e relevante, em vez de interromper a sua experiência com publicidade invasiva.
L
Landing Page: É uma página web específica e focada em converter visitantes em leads ou clientes. É usada em campanhas de publicidade e marketing para aumentar as conversões.
Lead: é o nome que se dá a uma pessoa que se cadastra para receber algum material ou para receber um contato de uma equipe comercial.
M
Material Rico: É uma oferta gratuita que é disponibilizada em troca de informações de contato do visitante, como o nome e o e-mail. É uma estratégia comum de geração de leads.
Marketing de Conteúdo: É uma estratégia de marketing que se concentra na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar um público-alvo. O objetivo é construir uma relação de confiança e fidelidade com o público.
Mobile-first: é um conceito muito utilizado no web design, para priorizar a navegação por dispositivos móveis. Quando se diz que um projeto de site deve ser mobile-first, quer dizer que, primeiro, o site precisa ficar excelente na navegação em um smartphone e então, na navegação em desktop as adaptações são realizadas para uma boa experiência.
O
Outbound Marketing: É uma estratégia de marketing que se concentra em alcançar o público-alvo por meio de publicidade tradicional, como anúncios em rádio, TV, revistas, entre outros.
P
PPC (Pay Per Click): É um modelo de publicidade online em que o anunciante paga por cada clique em seus anúncios. Os anúncios PPC são exibidos em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.
Persona: É uma representação fictícia do seu público-alvo, baseada em uma pessoa com características que giram em torno de necessidades, dores, desejos, experiências, estilo de vida e comportamentos. Tem a função de facilitar o trabalho de comunicação nas redes sociais e alcançar um nível ideal de sintonia com a parte do público-alvo representada na Persona.
Público-alvo: descrição de um grupo de pessoas por meio de dados etários, geográficos e psicográficos. A definição de público-alvo é de suma importância para todos os trabalhos realizados em comunicação e marketing, pois fazem com que as palavras, imagens, tom de voz e tudo o que é utilizado para compor a comunicação ganhe relevância para este grupo de pessoas.
R
Remarketing: É uma estratégia de publicidade que visa exibir anúncios para pessoas que já visitaram um site ou página específica.
ROI (Return On Investment): É uma métrica que mede o retorno sobre o investimento de uma campanha de marketing ou publicidade. É calculado dividindo-se o lucro gerado pela campanha pelo valor investido.
S
SEO (Search Engine Optimization): É a otimização de um site ou página para melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca orgânica dos mecanismos de pesquisa, como o Google. O objetivo do SEO é aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico de um site.
Segmentação: É a prática de dividir um público-alvo em grupos menores com base em características semelhantes, como idade, gênero, localização geográfica, entre outros.
T
Tráfego Pago: todas as visitas de um site compõe o que é chamado de tráfego. Ele pode ser pago ou orgânico. O tráfego pago diz respeito às visitas geradas a partir de campanhas de publicidade online, onde a marca paga para que as pessoas visitem determinada página.
Tráfego Orgânico: é o tráfego espontâneo, sem que tenha uma campanha de publicidade paga sendo veiculada. As estratégias de tráfego orgânico estão muito relacionadas ao marketing de conteúdo e SEO.