Você quer saber como aumentar o sucesso das suas campanhas de marketing digital? Então você veio ao lugar certo! Neste post, vamos te mostrar 10 estratégias comprovadamente excelentes para melhorar os resultados de ações de marketing digital.
Essas estratégias são baseadas em pesquisas, experiências e casos de sucesso de empresas que souberam usar o poder da internet para atrair e fidelizar clientes. Vamos lá?
Defina o seu público-alvo e persona
Antes de planejar qualquer ação de marketing digital, você precisa saber quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.
Além disso, você precisa criar uma persona, que é um perfil semi-fictício do seu cliente ideal, com características como nome, idade, gênero, profissão, hobbies, dores e desejos.
Assim, você pode criar conteúdos e ofertas mais personalizados e relevantes para o seu público.
Crie um site otimizado e responsivo
O seu site é a sua vitrine na internet, por isso ele precisa ser bonito, funcional e fácil de navegar. Além disso, ele precisa ser otimizado para os mecanismos de busca (SEO), ou seja, ter um bom posicionamento nas páginas de resultados do Google e outros buscadores.
Para isso, você deve usar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, ter um conteúdo de qualidade e atualizado, ter um design limpo e rápido e ter links internos e externos.
Outro ponto importante é que o seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes tamanhos de tela, especialmente os dispositivos móveis, que são cada vez mais usados pelos consumidores.
Produza conteúdo de valor para o seu público
Uma das melhores formas de atrair e engajar o seu público é oferecer conteúdo de valor para ele.
Isso significa criar conteúdos que sejam úteis, informativos, educativos ou divertidos para o seu público, que resolvam as suas dúvidas e problemas e que mostrem como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.
Você pode produzir conteúdos em diferentes formatos, como blog posts, ebooks, vídeos, podcasts, webinars, infográficos etc.
O importante é que o seu conteúdo seja original, relevante e de qualidade.
Otimize seus anúncios
Ao publicar uma campanha no Google, Facebook, Instagram, ou qualquer outra plataforma de anúncios online, é essencial que você faça um monitoramento para garantir que os anúncios estejam:
- funcionando corretamente;
- com a configuração correta de público e localização geográfica;
- obtendo o melhor desempenho possível em relação aos indicadores: CTR, CPC e CPM.
Saia da caixa e pense fora dela
Conheça outros competidores do seu setor, veja como eles se comunicam e tente chegar no core da comunicação deles. Por exemplo, se um competidor utiliza bastante as cores quentes, entenda porque eles fazem isso. Aí está o pulo do gato: como você pode transmitir os mesmos sentimentos com outros recursos visuais que não sejam as cores quentes? Quais símbolos podem ser criados? O que você pode fazer em termos verbais para transmitir os mesmos significados.
Inspire-se também em outros segmentos
Às vezes, ficamos tão imersos em nosso próprio segmento que perdemos a chance de nos inspirar em segmentos que nada tem a ver com o nosso.
No entanto, essas conexões inusitadas produzem ideias incríveis:
- Veja ações de marketing de um segmento correlato;
- Conheça publicidade de um segmento totalmente diferente do seu;
- Visite o acervo do Clube de Criação de São Paulo (ou do seu estado);
- Estude sobre tudo o que viu, faça anotações e tome decisões a partir disso.
Aproveite o poder das redes sociais
As redes sociais são essenciais para o marketing digital, pois permitem que você se comunique diretamente com o seu público, crie relacionamento e confiança com ele e divulgue o seu conteúdo e ofertas.
Você deve escolher as redes sociais mais adequadas para o seu negócio e para o seu público e criar uma estratégia de conteúdo para cada uma delas.
Você pode usar as redes sociais para gerar tráfego para o seu site, gerar leads (potenciais clientes), aumentar a sua autoridade no mercado e até mesmo vender diretamente.
Ofereça conteúdo de valor e de entretenimento antes de querer vender. As pessoas, normalmente, estão em uma rede social de vídeos curtos para relaxar e se distrair.
Pense sempre nisso antes de publicar um post seguido de outro vendendo seu produto ou serviço.
Use o marketing tradicional
Utilizamos a terminologia “marketing digital” aqui na agência para satisfazer uma demanda de mercado, mas marketing é marketing independente do ambiente onde ocorrem as ações.
Pense em ações que não estejam só no ambiente digital.
Existem ações de marketing de guerrilha que podem ser altamente lucrativas. Existem mídias tradicionais como outdoor, folheto, cartaz, pôster, rádio, entre outras que ainda geram resultados excelentes se forem adequadamente utilizadas.
Sempre que puder, inclua outras ações às ações já previstas no marketing digital. Assim, o potencial das suas campanhas se expande e você se diferencia dos concorrentes que, às vezes, mal fazem o marketing no ambiente digital.
Construção de marca permanente
Lembre-se de construir marca em todos os touchpoints: os pontos de contato da marca são todos os locais onde um consumidor ou cliente pode ter contato com a sua marca:
- Atendimento no balcão;
- Comunicação das redes sociais;
- Anúncios online e offline;
- Sites institucionais e landing pages;
- Materiais impressos;
Todas as oportunidades que existem de você fazer contato com o cliente devem ser intencionais e estratégicas.
Assim, você adiciona valor e potencializa os diferenciais da sua marca em todas os contatos com as pessoas, sejam elas clientes ou não.
Mensure e analise os seus resultados
De nada adianta fazer todas essas ações se você não souber se elas estão funcionando ou não.
Por isso, é fundamental que você mensure e analise os seus resultados periodicamente.
Você deve definir os objetivos e as métricas de sucesso para cada ação de marketing digital e acompanhar os indicadores de desempenho.
Assim, você pode saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado ou mudado na sua estratégia.
Essas são as 10 ações comprovadamente excelentes para melhorar os resultados de esforços de marketing digital que compartilho com você hoje.
Espero que tenha gostado e que possa aplicá-las nos seus negócios.
Se você quiser saber mais sobre marketing digital ou contratar os nossos serviços de consultoria, entre em contato pelos canais de contato aqui do site ou pelas redes sociais.
Um abraço e até a próxima! 🙂
4 comentários em “10 ações para acelerar seus resultados no marketing”
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