O design é uma prática empresarial que cria a diferenciação na comunicação visual das marcas.
Algumas empresas utilizam tão bem o design que passam a ser reconhecidas principalmente pelo estilo visual de suas manifestações de marca.
O termo design é extremamente amplo e significa uma série de coisas como: projeto, desenho, forma e função. No âmbito do marketing, as derivações mais conhecidas do design são: design gráfico, design de embalagem, UI design e UX design.
Design Gráfico
Antes de explicar um pouco sobre cada um desses designs, cabe uma breve explicação da diferença entre o trabalho e o resultado do trabalho e o profissional que o executa.
O profissional é o D E S I G N E R, e o material, resultado do trabalho deste profissional é o D E S I G N. Não confunda. É muito comum ouvir “ah, que legal, você faz designer?”. Não, a pessoa não faz designer, ela faz design.
Design gráfico é a área que cuida da comunicação visual, seja ela impressa ou digital. Entre as principais preocupações do designer gráfico estão a escolha de cores, tipografia, imagens e formatos.
Cada um destes 4 elementos podem ser manipulados e combinados de inúmeras formas, dando origem a sites, logotipos, materiais promocionais, sistemas de identidade visual, entre outras aplicações.
Design de Embalagem
O design de embalagem envolve, desde o rótulo, até o próprio formato dos recipientes que armazenam produtos de consumo.
Hoje em dia, ao ir até o supermercado você se depara com embalagens em praticamente todos os produtos, com algumas poucas exceções (legumes, frutas e verduras).
O designer que trabalha com embalagem precisa entender de comportamento do conumidor e varejo, porque praticamente todas as decisões de compra (de marca e produto) são tomadas dentro do próprio ambiente do supermercado. Por isso, a embalagem tem sido cada vez mais valorizada dentro das estratégias empresariais.
Sem falar que, embalagens novas, mesmo que sejam de produtos velhos, normalmente fazem as vendas aumentarem. As pessoas sentem uma certa atração por embalagens novas, querem experimentar o produto pra ver se mudou algo.
Tanto que, alguns rótulos vem destacado “nova embalagem”. Racionalmente, qual o sentido disso? Nenhum. Mas, emocionalmente, essa pequena frase se conecta com o consumidor e faz ele querer experimentar.
Se a sua empresa vende algum produto com embalagem, comece agora mesmo a cuidar melhor do design das embalagens.
Tem também o uso da embalagem como mídia, onde você pode anunciar outros produtos da mesma marca, pode informar o consumidor como utilizar melhor aquele produto, pode direcioná-lo para um site específico, enfim, dá pra usar a embalagem como canal de comunicação direta com o consumidor e tirar proveito disso.
UI Design
UI é a sigla para o termo em inglês User Interface. Sites, aplicativos, landing pages, tela de autoatendimento, caixa eletrônico, todas as plataformas digitais que são utilizadas por alguém para realizar alguma operação precisam de um designer de interface.
A interface refere-se à tela onde tem as instruções, informações e botões de interação. Existe muita ciência para projetar interfaces.
Um dos principais objetivos ao projetar uma interface é que ela seja amigável, fácil de usar e intuitiva, ou seja, que possa ser entendida com pouca ou nenhuma explicação.
O designer que trabalha com isso se preocupa com as palavras utilizadas nos botões, a localização dos botões, as cores, o tamanho dos textos, considerando as características do público que será o usuário do sistema.
UX Design
Já a sigla UX vem do termo em inglês User eXperience e tem se tornado uma área com crescimento muito acelerado nos anos recentes.
Isso porque essa área mistura o design de interface com a experiência total do usuário de sistemas digitais. Não só digitais, mas principalmente.
O designer de UX vai se dedicar principalmente às pesquisas para entender o usuário. Depois, vai organizar essas informações e distribuir aos responsáveis pelas etapas que envolvem um sistema. Tudo isso para proporcionar uma experiência de uso cada vez melhor.
Empresas tem investido verdadeiras fortunas em UX Design com o objetivo de tornarem-se as melhores em seus setores. Com o usuário sendo atendido satisfatoriamente ou encantadoramente, ele acaba permanecendo mais tempo com a marca e isso resulta em mais receitas para a empresa.
E então, design serve para a sua empresa?
Bom, agora que você conhece um pouquinho mais sobre design, consegue responder se design serve para a sua empresa? Eu desconfio que sim. Desconfio que você já aplica o design na sua empresa e que tem espaço para melhorar bastante, porque o design sempre pode ser um pouco melhor.
O design de uma identidade visual bem projetada atrai as pessoas pelo olhar. Muitos consumidores experimentam um produto ou serviço pela primeira vez atraídos pelo design, pelas cores, pela forma visual de se comunicar das marcas.
Se você está em dúvida se deve investir ou não em design, olhe para as maiores marcas do mundo e pense que eles não chegaram lá para investir em design. Eles investiram em design e chegaram lá.
Simples assim.
Bons negócios (com muito design) pra você!