Em um processo de marketing existem inúmeros processos que podem ser automatizados sem nenhum prejuízo aos resultados. Pelo contrário, com a automação do marketing você economiza tempo e ainda garante que etapas do processo sejam cumpridas independente de ter pessoas no escritório, de ser dia útil ou horário comercial.
Uma das tarefas que podem ser automatizadas é o envio de e-mail marketing. Ao enviar um e-mail marketing é possível criar um fluxo com e-mails diferentes dependendo da reação do destinatário.
Automação de marketing é um conjunto de ações colocadas em prática para economizar tempo e dinheiro ao padronizar processos de forma automatizada.
Para facilitar, vamos começar com um exemplo. Vamos supor que você tenha uma campanha no Google ou no Facebook/Instagram para atrair leads para o seu negócio.
Quando entra um novo lead, se você ainda não tem um sistema de automação, vai precisar escrever um e-mail ou passar a mão no telefone e ligar pra ele, fazer o primeiro contato de boas-vindas. Monitorar se o lead vai abrir o e-mail, se recebeu, se responde, anotar em agenda para fazer acompanhamento e não deixar ninguém para trás.
Com a automação de marketing, você pode programar um e-mail para ser enviado ao novo lead, sem a necessidade de intervenção humana. E mais, você pode criar um fluxo definindo o que vai acontecer se o lead abrir o e-mail nas próximas horas, o que vai acontecer se ele ignorar seu e-mail pelos próximos 7 dias e quais modelos de e-mail serão enviados em cada situação. Tudo personalizado com as variáveis do nome do lead e outras variáveis que podem ser adicionadas ao e-mail para transmitir naturalidade e personalização.
Tudo isso, só é possível porque existem tecnologias e softwares que possibilitam desenhar estes processos, de acordo com a necessidade e realidade de cada empresa.
Imagine precisar de um profissional para fazer cada etapa dos processos de marketing? Com automação, você economiza tempo e dinheiro e sua equipe pode se dedicar às tarefas importantes que não podem ser automatizadas, como a venda pessoal, negociação e relacionamento com clientes.
Hoje, a Afterpix trabalha como agência parceira da RD Station Marketing, um dos softwares mais completos de automação de marketing do Brasil e talvez, do mundo. São mais de 30 mil clientes atualmente e inúmeras histórias de sucesso dos usuários.
Com a RD Station Marketing, é possível:
- Criar um fluxo de e-mails com configuração de diversas variáveis;
- Criar landing pages de conversão (captura de leads, inscrições, confirmação de inscrição, vendas, etc)
- Criar formulários e integrá-los a sites e landing pages;
- Criar pop-ups de inscrição para páginas específicas do site;
- Integrar o botão de WhatsApp ao cadastro de leads e disponibilizar no site;
- Fazer otimização em sites para os mecanismos de busca (SEO);
- Agendar publicações em mídias sociais;
- Monitorar desempenho de publicações me mídias sociais;
- Fazer anúncios de captura de leads integrados ao sistema de cadastro e gestão de leads;
- Link da bio para o Instagram, personalizado, com monitoramento e estatísticas;
- Criação, personalização, envio e monitoramento estatístico de e-mail marketing;
- Criação e configuração de segmentações de público para e-mail;
- Lead Scoring e lead tracking (recursos que permitem acompanhar o envolvimento do lead, de acordo com o número das interações dele em landing pages, páginas do site e e-mail marketing);
- Várias ferramentas de análise para descobrir as páginas mais acessadas do site, os principais canais de conversão e dispositivos mais utilizados nas conversões;
- Integração com sistema de CRM da própria RD Station, o que para empresas B2B é uma ferramenta incrível para gerenciar os processos de vendas.
Essas são apenas algumas das funcionalidades que podem fazer o marketing da sua empresa se tornar muito mais profissional e automatizado.
Outro item da ferramenta que deve ser destacado é o seu dashboard, onde são apresentados números do funil de marketing, dados das últimas landing pages publicadas, nome dos leads convertidos recentemente, tudo para tomada de decisão em tempo real.
Os números podem ser apresentados de acordo com a configuração que o usuário fizer, mas em linhas gerais, é possível organizar desta maneira:
Entre um número e outro existe o percentual de conversão do funil. Isso possibilita tomada de decisão com base em números reais e um processo de melhoria contínua de seu processo de marketing digital.
Caso você queira conhecer melhor como funciona essa ferramenta, entre em contato comigo que podemos marcar uma videoconferência para eu te apresentar as possibilidades de acordo com a sua realidade, segmento e nicho da sua empresa.
Espero ter ajudado você a entender o que é automação de marketing digital e que você possa, independente da ferramenta, começar agora mesmo a agir para implementar isso na sua empresa.
Sucesso e bons negócios!
3 comentários em “O que é automação de marketing digital”
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