Logotipo do Pinterest em uma espécie de pastilha de vidro em um fundo vermelho

Benefícios do Pinterest Ads para a sua marca

Tempo estimado de leitura: 4 minutos 😉

Se a sua marca tem forte apelo visual e pode ajudar as pessoas com referências visuais, esta pode ser a melhor plataforma para você construir consciência de marca e atrair leads qualificados para o seu negócio. Já tinha isso em seu radar?

O Pinterest é uma solução de funil completo que alcança o público com grande intenção de compra. É a única plataforma em que as pessoas planejam ativamente o que querem. Por isso, você pode chegar até elas nos momentos cruciais de todo o processo de tomada de decisão.

Pinterest, 2023

Alguns exemplos de segmentos que podem se beneficiar muito com o Pinterest Ads:

  • Arquitetura
  • Design de Interiores
  • Escolas de Arte
  • Escolas de Design
  • Roupas e Acessórios de Moda
  • Móveis e Decoração
  • Estúdios de Fotografia

Isso para citar apenas alguns. As pessoas normalmente utilizam o Pinterest para buscar inspiração, para ter ideias, buscar referências visuais para aquilo que elas querem fazer, construir ou comprar.

E é aqui que entra o nosso trabalho: ajudar você a atrair negócios através do Pinterest.

Só pra você ter uma ideia do potencial da ferramenta, em 2021 eram 46 milhões de pessoas que utilizavam o Pinterest no Brasil. A maior parte formada por mulheres, mães e economicamente ativas.

Para cada segmento, o Pinterest oferece dados para fundamentar a tomada de decisões, mas é seguro afirmar que se o seu produto tem apelo visual, você está perdendo dinheiro em não estar anunciando nesta plataforma.

Métricas de Acompanhamento

Assim como outras plataformas (Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Google, LinkedIn) o Pinterest Ads é super completo em seu painel de controle de anúncios, oferecendo inúmeras ferramentas para monitorar e otimizar o desempenho das campanhas.

Na parte de público, é possível segmentar por gênero, faixa etária e interesses.

Os interesses são divididos em grandes áreas e depois em sub tópicos, tudo para deixar as campanhas super segmentadas, fazendo com que seus anúncios cheguem apenas nas pessoas do seu público.

Voltando a falar sobre as métricas, tem todas as mais comuns: CTR, CPM, Alcance, Impressões.

Como se trata de uma plataforma de inspiração, é normal que o CTR fique um pouco abaixo das plataformas onde a interação é maior, como no Instagram, por exemplo.

Mas, é importante entender a característica da plataforma e o potencial de construção de awareness neste ambiente.

3 motivos pelos quais você deve colocar o Pinterest em seus planos de mídia

Plataforma visual

Se a sua empresa tem forte apelo visual, o Pinterest pode ser uma excelente escolha para anunciar seus produtos ou serviços.

A plataforma é composta por imagens, vídeos e gifs, e é altamente voltada para o compartilhamento e a descoberta de novos conteúdos, o que significa que você tem uma excelente oportunidade de apresentar seu negócio para uma audiência altamente envolvida e interessada em novidades.

Além disso, o Pinterest possui ferramentas poderosas de pesquisa e categorização, o que ajuda a garantir que o seu conteúdo seja visto pelas pessoas certas.

Público altamente engajado

Uma das maiores vantagens de anunciar no Pinterest é que a plataforma é muito popular entre mulheres com idades entre 18 e 49 anos. Essa faixa etária é altamente engajada com conteúdo visual, e é conhecida por ser consumidora de diversos tipos de produtos e serviços.

Ao anunciar no Pinterest, você tem a oportunidade de se conectar com essa audiência valiosa e aumentar a exposição da sua marca para um público altamente engajado.

Ambiente de descoberta e inspiração

O Pinterest é uma plataforma onde as pessoas vão para descobrir novas ideias e se inspirar, o que significa que você tem a oportunidade de apresentar seu negócio para uma audiência que está aberta a novas experiências.

Além disso, a plataforma tem uma funcionalidade chamada “Pins Relacionados“, que exibe conteúdo relacionado ao que o usuário está visualizando no momento, o que aumenta as chances de sua marca ser descoberta por pessoas que ainda não conhecem o seu negócio.

Com isso, você pode atrair novos clientes e aumentar a sua base de seguidores e fãs da sua marca.

Como começar a utilizar o Pinterest hoje, sem investir um único centavo?

Até agora, falamos sobre a possibilidade de anunciar no Pinterest, mas é possível construir uma audiência fazendo duas atividades que não vão te custar dinheiro, a princípio:

Organize quadros de inspiração

Você pode criar um perfil da sua empresa com o link do seu site ou blog, uma descrição da sua marca e criar quadros temáticos de inspiração.

A ideia é que você ajude as pessoas que estão em busca de inspiração com uma espécie de curadoria de conteúdo.

Isso vai ajudar as pessoas a terem um primeiro contato com a sua marca, além de gerar um sentimento de gratidão por ter organizado quadros com referências selecionadas e inspiradoras.

Além de organizar os quadros, você pode integrar o online com o offline, imprimindo cartazes e colocando em seu estabelecimento para que os clientes possam encontrar sua marca e seus quadros no Pinterest, utilizando para isso os Pincodes — uma espécie de QR Code, mas personalizados no estilo do Pinterest, onde o cliente utiliza o smartphone e acessa um endereço específico.

Aqui tem um manual pra você entender como funciona, é bem prático!

Publique conteúdo

Da mesma forma que em outras plataformas, o contéudo criado pelos usuários é muito importante no Pinterest também.

Então, você pode gerar conteúdo a partir dos seus próprios produtos ou serviços, mas sem o viés comercial.

Se você tem uma Escola de Arte, por exemplo, pode criar uma série de Pins (é como são chamados os conteúdos) com os trabalhos dos alunos e professores.

Agora, se você é dono de um escritório de Arquitetura, pode criar Pins tanto dos projetos realizados pelo seu escritório, quanto de cenários e sugestões de interiores, materiais de acabamento, revestimentos etc.

Tudo o que for visual e puder ajudar seu futuro cliente na jornada de descoberta e inspiração, é válido. Aqui você tem algumas orientações para melhorar sua performance no sistema orgânico da plataforma.

Em resumo, o Pinterest pode ser uma excelente escolha para a sua empresa se a sua marca tem forte apelo visual e deseja se conectar com uma audiência altamente engajada e receptiva a novas ideias.

Com a plataforma, você terá a oportunidade de apresentar seus produtos ou serviços para novos públicos e aumentar a sua base de seguidores e clientes fiéis.

Mateus Oliveira

Bacharel em Publicidade e Propaganda, Designer e Especialista em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela USP. Atua na área de marketing desde 2004, já passou por diversas agências e departamentos de marketing e é apaixonado por educação. Professor de pós-graduação e curso técnico nas disciplinas de pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e design de logotipo. Mora em Mogi das Cruzes, SP e trabalha na Afterpix desde 2019.
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