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Como fazer uma segmentação excelente: definindo público-alvo

A segmentação de mercado é um processo de divisão de um mercado em grupos homogêneos de consumidores com base em seus interesses, necessidades, comportamentos ou outros critérios.

Ao definir um público-alvo, as empresas podem direcionar seus esforços de marketing para os consumidores mais propensos a comprar seus produtos ou serviços.

Existem vários termos para designar o grupo de pessoas que fazem parte daquelas que você tem interesse em se comunicar e vender.

Neste texto chamaremos de público-alvo. Existem ainda outras terminologias associadas a este tema como persona, buyer persona, avatar. Todos estes são uma descrição mais detalhada de uma pessoa que representa o grupo. Neste texto, trataremos das características do grupo e não de uma pessoa que o represente.

A segmentação de mercado é importante porque ajuda as empresas a:

1. Identificar seu público-alvo

Ao definir um público-alvo, as empresas podem identificar quem são seus clientes ideais (ou ICP, em inglês Ideal Customer Profile) e quais são suas necessidades e desejos. Isso permite que as empresas criem mensagens de marketing mais relevantes e eficazes.

Ao mesmo tempo, permite definir com muita lucidez quem não é o público-alvo, possibilitando a negativação deste perfil nas campanhas de mídia paga online e economizando quantias significativas de dinheiro.

2. Alcançar seu público-alvo

Ao segmentar seu mercado, as empresas podem direcionar seus esforços de marketing para os consumidores mais propensos a se interessar por seus produtos ou serviços.

Isso pode economizar dinheiro (e vai) em marketing, pois as empresas não precisam direcionar seus esforços para consumidores que não estão interessados em seus produtos ou serviços ou não estejam dentro do perfil.

3. Aumentar as vendas

As empresas podem criar mensagens de marketing mais relevantes e eficazes, o que pode levar a um aumento nas vendas.

Conhecendo o perfil do público-alvo, você sabe a idade média das pessoas, as preferências de lazer, os valores e isso tudo ajuda a construir uma comunicação que é apresentada em total sintonia com essas pessoas.

A ideia é que o público-alvo veja sua comunicação e sinta: “Uau, isso realmente foi feito para mim!”.

Você deve entender as dores, desafios, sonhos, desejos e necessidades do seu público e fazer a sua oferta costurando tudo isso na comunicação. O resultado de uma segmentação bem feita é incrível!

Quais itens levar em conta ao definir um público-alvo?

Ao definir um público-alvo, é importante levar em consideração uma variedade de fatores, incluindo:

Demográficos

Os dados demográficos incluem informações como idade (ou faixa etária), gênero, localização, renda e nível educacional.

Ao definir essas informações, tente imaginar como isso pode ser utilizado na comunicação e até no processo de melhoria do produto ou serviço.

Essas informações podem ajudar as empresas a identificar seu público-alvo em termos de tamanho, localização e renda.

Comportamentais

Os dados comportamentais incluem informações sobre os hábitos de compra dos consumidores, como: o que compram, onde compram e quando compram.

Essas informações podem ajudar as empresas a identificar seu público-alvo em termos de seus interesses, necessidades e comportamentos.

Psicográficos

Os dados psicográfico incluem informações sobre os valores, crenças e atitudes dos consumidores.

Essas informações podem ajudar as empresas a identificar seu público-alvo em termos de sua personalidade, estilo de vida e preferências.

Sobre estilo de vida, pode-se dizer que é a maneira como a pessoa utiliza o tempo e o dinheiro dela. O que ela faz quando não tem nada pra fazer? Onde ela aplica o dinheiro dela normalmente? Viagens, esportes, bens imóveis, veículos?

As respostas para essas perguntas revelam o estilo de vida do seu público-alvo.

Como definir um público-alvo?

Existem várias maneiras de definir um público-alvo. Uma maneira é usar dados históricos da empresa. Esses dados podem incluir informações sobre vendas, clientes e marketing.

Outra maneira de definir um público-alvo é realizar pesquisas com clientes atuais. Essas pesquisas podem ajudar as empresas a entender as necessidades e desejos dos seus clientes.

Por fim, as empresas podem realizar pesquisas de mercado de dados secundários. Essas pesquisas podem fornecer informações sobre os hábitos de compra dos consumidores, tendências do mercado e comportamento do consumidor.

Aqui estão algumas etapas que as empresas podem seguir para definir um público-alvo:

Defina seus objetivos de marketing

O que você deseja alcançar com seus esforços de marketing? Você quer aumentar as vendas, gerar leads ou criar reconhecimento da sua marca?

Identifique seu público-alvo

Quem são seus clientes ideais? Quais são suas necessidades e desejos?

Colete dados sobre seu público-alvo

Esses dados podem ser coletados de várias fontes, como dados históricos da empresa, pesquisa com clientes atuais e pesquisas de mercado de dados secundários.

Analise os dados coletados

Use os dados para identificar as características comuns do seu público-alvo. Crie correlação entre as informação para descobrir as segundas e terceiras camadas do que os dados estão mostrando.

Defina um perfil de público-alvo

O perfil de público-alvo deve incluir as características comuns do seu público-alvo, como idade, gênero, localização, renda, nível educacional, hábitos de compra, valores, crenças e atitudes.

Comece hoje com as informações que você tem

A segmentação de mercado é uma ferramenta poderosa que vai ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de marketing.

Ao definir um público-alvo, sua empresa pode direcionar os esforços de marketing para os consumidores mais propensos a comprar seus produtos ou serviços.

Não espere o momento ideal. Comece agora a definir o perfil de seu público-alvo com as informações que você já tem. Se não tem informações de histórico, fale com seus clientes e se está começando, imagine o perfil de cliente ideal e depois, assim que tiver os primeiros clientes, comece a validar o quanto são parecidos os clientes reais com o perfil de clientes que você imaginou. Mas, comece agora mesmo!

1 comentário em “Como fazer uma segmentação excelente: definindo público-alvo”

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