Mapa do Mundo em alusão ao Google Meu Negócio

Coloque a sua empresa local na internet de graça

Tempo estimado de leitura: 3 minutos 😉

Um tutorial simples e direto pra você colocar sua empresa na internet e começar a lucrar com isso: Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (Google My Business) tem como objetivo ajudar as pessoas, os usuários do Google a encontrar produtos, serviços e soluções nas localizações onde eles estão procurando.

Antes de iniciar o tutorial, é importante que você entenda o que é este serviço do Google e como ele vai ajudar sua empresa.

Se você precisa de uma lata de tinta e busca no Google por “tinta de 20 litros“, por exemplo, é provável que apareçam as lojas disponíveis mais próximas de você.

Este mecanismo que entrega ao usuário do Google esta solução, com indicações de negócios locais, é o GMN (Google Meu Negócio).

E agora, com este tutorial, você poderá tirar proveito deste serviço valioso e gratuito, colocando sua própria empresa no radar de negócios do maior buscador da internet.

O primeiro passo é acessar a página do serviço. É necessário estar logado com uma conta Google, a conta que você utilizará para gerenciar seu perfil no GMN.

Você precisará clicar no botão “começar” que aparece no centro da tela.

Depois, aparecerá uma mensagem dizendo que você pode adicionar sua empresa no Google gratuitamente. É só seguir as orientações da página, porque é bem intuitivo.

E se a minha empresa já estiver aparecendo por lá?

Este serviço do Google também funciona com indicação dos usuários, por isso, pode ser que sua empresa já esteja aparecendo no Google e você não tenha acesso ao perfil para gerenciar. Isso pode acontecer se as pessoas marcaram sua empresa no Google Maps, se fizeram avaliação dos produtos e serviços etc.

Se este for o seu caso, será necessário requerer o perfil para gerenciar. Você precisará acessar essa página e procurar pela sua empresa no campo de busca.

Assim que aparecer, você deve clicar em cima e solicitar acesso para gerenciar a conta. A imagem que vai aparecer é parecida com essa:

Importante! Mantenha o perfil sempre atualizado

Para ter sucesso ao utilizar o GMN, é preciso manter o perfil da empresa atualizado com fotografias do local, dos produtos e até dos clientes.

Outro ponto importantíssimo é a solicitação de avaliações. Os perfis das empresas podem ser avaliados com 1 a 5 estrelas. E você deve estimular seus clientes a avaliarem sua empresa. Assim, quem estiver buscando por produtos e serviços parecidos com os seus, encontrarão e confiarão na sua empresa, já que outras pessoas avaliaram com notas altas (4 e 5).

Se as avaliações forem ruins, você deve agir imediatamente para resolver o problema e sempre estimular os clientes mais satisfeitos a avaliarem.

Para isso, você pode fazer um cartaz com o QR code da página de avaliação e deixar próximo do caixa ou próximo da saída. Mas, a abordagem pessoal para solicitar a avaliação é sempre o melhor caminho.

Você pode oferecer algum brinde ou um desconto para estimular ainda mais a avaliação. Isso vai tornar o processo ainda mais agradável e benéfico para a marca da sua empresa.

Ofertas e promoções

Outro recurso muito interessante disponível no GMN é a possibilidade de fazer ofertas e promoções por tempo determinado. Isso vai estimular a pessoa que acabou de encontrar sua empresa no Google a entrar em contato para aproveitar aquela condição especial.

Espero ter ajudado você na configuração do perfil da sua empresa e encorajado você a utilizar este recurso de marketing tão importante e gratuito.

O próximo passo, depois que você já estiver vendendo mais por usar o GMN é investir em tráfego pago. E para obter os melhores resultados, você pode entrar em contato com a gente e marcar uma sessão de consultoria gratuita.

Bons negócios pra você!

Mateus Oliveira

Bacharel em Publicidade e Propaganda, Designer e Especialista em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela USP. Atua na área de marketing desde 2004, já passou por diversas agências e departamentos de marketing e é apaixonado por educação. Professor de pós-graduação e curso técnico nas disciplinas de pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e design de logotipo. Mora em Mogi das Cruzes, SP e trabalha na Afterpix desde 2019.
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Próxima edição em 5 de maio de 2025.