Profissionais criativos conversando e escolhendo cores para um projeto em torno de uma mesa.

Será que design é pra minha empresa?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos 😉

O design é uma disciplina e forma de pensar que influencia as práticas empresariais e que cria diferenciação na comunicação visual das marcas.

Algumas empresas o utilizam tão bem que passam a ser reconhecidas principalmente pelo estilo visual de suas manifestações de marca. Um exemplo fácil e recorrente é a Apple.

Página inicial do site da Apple com a fotografia de um iPhone 16e em destaque. Um exemplo de bom uso do design.
Site da Apple com destaque para o lançamento do iPhone 16e.

O termo design é de significado amplo e pode ser usado para designar uma série de coisas como: projeto, desenho, forma e função. No âmbito do marketing, as derivações mais conhecidas são: design gráfico, design de embalagem, UI design e UX design.

Aqui estão os tópicos abordados no texto. Boa leitura!

Comunicação visual

Antes de explicar um pouco sobre cada um desses designs, quero explicar a diferença entre o trabalho (e o resultado do trabalho) e o profissional que o executa. O profissional é o DESIGNER. O material (e o processo), resultado do trabalho deste profissional é o DESIGN.

Design gráfico é a área que cuida da comunicação visual, seja ela impressa ou digital. Entre as principais preocupações do designer gráfico estão a escolha de cores, tipografia (tipos de letras, ou famílias tipográficas), imagens e formatos.

Cada um destes 4 elementos podem ser manipulados e combinados de inúmeras formas, dando origem a sites, logotipos, materiais promocionais, sistemas de identidade visual, entre outras aplicações.

Design de Embalagem

O design de embalagem envolve, desde o rótulo, até o próprio formato dos recipientes que armazenam produtos de consumo. Já tive uma experiência muito boa de desenhar uma embalagem exclusiva (o formato do frasco) para a marca de produtos cosméticos infantis Muriel Baby, quando eu trabalhava na agência Defoco.

Hoje em dia, ao ir até o supermercado você se depara com embalagens em praticamente todos os produtos, com algumas poucas exceções (legumes, frutas e verduras — e ainda assim, tem alguns que já são comercializados em embalagens).

O designer que trabalha com embalagem precisa entender de comportamento do consumidor e varejo, porque praticamente todas as decisões de compra (de marca e produto) são tomadas dentro do próprio ambiente do supermercado.

Por isso, a embalagem tem sido cada vez mais valorizada dentro das estratégias empresariais.

Nova embalagem, compre agora!

Sem falar que, embalagens novas, mesmo que sejam de produtos velhos, normalmente fazem as vendas aumentarem. As pessoas sentem atração por embalagens novas, querem experimentar o produto pra ver se algo mudou.

Tanto que, alguns rótulos trazem em destaque “nova embalagem”. Racionalmente, qual o sentido disso? Nenhum. Mas, emocionalmente, essa pequena frase se conecta com o consumidor e faz ele querer experimentar.

Embalagem de Nutella com design de embalagem e texto "nova embalagem".
Nutella com inscrições de “Nova Embalagem” no rótulo.

Aqui, alguns anúncios sobre novas embalagens:

Novo design de embalagem do produto Nescau, agora com menos metal.
Nescau apresenta nova embalagem, mais sustentável com menos metal.
Apresentação do novo design de embalagem da Fórmula Natural fresh meat gourmet.
Apresentação de nova embalagem do produto Fresh Meat Gourmet, da marca Fórmula Natural.

Se a sua empresa vende algum produto com embalagem, comece agora mesmo a cuidar melhor do projeto visual das embalagens.

Tem também o uso da embalagem como mídia, onde você pode anunciar outros produtos da mesma marca, pode informar o consumidor como utilizar melhor aquele produto, pode direcioná-lo para um site específico, enfim, dá pra usar a embalagem como canal de comunicação direta com o consumidor e tirar proveito disso.

UI (User Interface)

UI é a sigla para o termo em inglês User Interface. Sites, aplicativos, landing pages, tela de autoatendimento, caixa eletrônico, todas as plataformas digitais que são utilizadas por alguém para realizar alguma operação precisam de um designer de interface.

A interface refere-se à tela onde tem as instruções, informações e botões de interação em qualquer sistema computacional, desde a tela de um smartphone até a tela de controle de uma nave espacial. E devo dizer: existe muita ciência para projetar interfaces.

Um dos principais objetivos ao projetar uma interface é que ela seja amigável, fácil de usar e intuitiva, ou seja, que possa ser entendida com pouca ou nenhuma explicação.

O designer que trabalha com isso se preocupa com as palavras utilizadas nos botões, a localização dos botões, as cores, o tamanho dos textos e as convenções, considerando as características do público que será usuário do sistema.

UX (User Experience)

Já a sigla UX vem do termo em inglês User eXperience e tem se tornado uma área com crescimento muito acelerado nos anos recentes.

Isso porque essa área agrega o projeto de interface com a experiência total do usuário em sistemas digitais. Não só digitais, mas principalmente.

O designer de UX vai se dedicar principalmente às pesquisas para entender o usuário. Depois, vai organizar essas informações e distribuir aos responsáveis pelas etapas que envolvem um sistema. Tudo isso para proporcionar uma experiência de uso cada vez melhor.

Empresas tem investido fortunas em projetos de experiência do usuário (UX) com o objetivo de tornarem-se as melhores em seus setores. Com o usuário sendo atendido plenamente, ele acaba permanecendo mais tempo com a marca e isso resulta em mais receita para a empresa.

E então, design serve para a sua empresa?

Bom, agora que você conhece um pouquinho mais sobre o tema, consegue responder se design serve para a sua empresa? Desconfio que sim. Penso que você já aplica design em sua empresa e que tem espaço para melhorar bastante. Em aspectos visuais, sempre é possível ser melhor.

Uma identidade visual bem projetada atrai as pessoas pelo olhar. Muitos consumidores experimentam um produto ou serviço pela primeira vez atraídos pelas cores, ilustrações, imagens, pela forma visual de se comunicar das marcas.

Se você está em dúvida se deve investir ou não em design, olhe para as maiores marcas do mundo. Pense que elas não chegaram lá para investir em design. Elas investiram e chegaram onde estão.

Simples assim.

Idealmente ele deve fazer parte da cultura organizacional, deve ser utilizado para planejar seus produtos e serviços.

E se você precisa de uma agência que te ajude neste sentido, fale com a gente aqui da Afterpix.

Mateus Oliveira

Bacharel em Publicidade e Propaganda, Designer e Especialista em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela USP. Atua na área de marketing desde 2004, já passou por diversas agências e departamentos de marketing e é apaixonado por educação. Professor de pós-graduação e curso técnico nas disciplinas de pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e design de logotipo. Mora em Mogi das Cruzes, SP e trabalha na Afterpix desde 2019.
Rolar para cima

Que tal assinar nossa newsletter?

Envio bimestral, porque a gente
também não gosta de exagero.

Próxima edição em 5 de maio de 2025.