Se você vende serviços, somos a agência ideal pra te ajudar com marketing e design.
Existem particularidades do marketing digital focado em serviço que te ajudam a gerar mais valor para a sua marca e comunicá-la adequadamente ao mercado.
As 4 características dos serviços
Existem algumas características que são comuns para a maior parte dos serviços. Em alguns, o grau de intangibilidade é maior ou menor, mas quase todos os serviços carregam, pelo menos um pouco, de cada uma dessas características:
- Intangibilidade: sobre ser algo intangível, que não se pode tocar ou levar para casa, não é algo físico;
- Inseparabilidade: não se pode separar o prestador do serviço do próprio serviço;
- Variabilidade: existe uma grande chance de existir variação na prestação dos serviços devido às inúmeras variáveis envolvidas no ato;
- Perecibilidade: não é possível estocar serviços, portanto, são perecíveis. Se não forem vendidos ou utilizados assim que são oferecidos, já era.
Estratégias para superar as características dos serviços:
Intangibilidade
O design é uma das principais ferramentas que usamos para superar a característica dos serviços de serem intangíveis. Como um escritório contábil pode demonstrar qualidade? Através de um site bem organizado, atualizado. Com um logotipo que comunique claramente seus valores, com a escolha adequada de tipografia e imagens. Tudo isso junto, de forma organizada e intencional ajudam a transmitir uma sensação de qualidade.
Dá até pra citar um dos Ps do marketing de serviços que é o P de Physical Evidences. Se você chega em uma imobiliária e os móveis são bonitos, a recepção é bem organizada, a pessoa que está na recepção está uniformizada, o ambiente é climatizado, tudo isso ajuda a construir uma ideia de que aquelas são evidências físicas da qualidade daquela empresa.
Inseparabilidade
Insights de automação para escalar o negócio estão sempre em nosso radar, para superar a junção entre serviço e prestador. Como não é possível separar o serviço do prestador, uma das melhores soluções é olhar para a tecnologia e se perguntar: o que existe na tecnologia que pode fazer parte da prestação de serviço sem que tenha que ter uma pessoa presente.
Isso é muito comum na história dos bancos. Antes, era inimaginável um banco sem pessoas. Hoje, temos acesso a inúmeros serviços bancários em nosso smartphone e não existe necessariamente um prestador ao mesmo tempo em que o serviço é prestado.
Para serviços mistos, em que um produto é entregue, ou quando é menos intangível, essa questão é mais complexa de ser superada. Mas, sempre existem maneiras de minimizar a dependência do prestador no ato da prestação do serviço.
Variabilidade
Fazemos estudos com o cliente para definir padrões e processos e ter o mínimo de variação entre os serviços, mantendo sempre um alto grau de qualidade.
Para evitar variações muito grandes entre os serviços, deve-se definir processos e documentá-los. Os treinamentos com a equipe prestadora do serviço também são fundamentais para superar essa características que pode se tornar uma barreira.
Os treinamentos visam garantir que os processos documentados sejam cumpridos à risca, assim como vemos nos treinamentos militares (que são um serviço público), em que os procedimentos são treinados à exaustão até que se tornem naturais, nas empresas privadas deve-se ter mais ou menos o mesmo raciocínio.
Perecibilidade
Graças às tecnologias atuais a perecibilidade, em muitos serviços, não é mais um problema. Se no seu caso for, nós também acharemos as melhores soluções.
Uma das estratégias é fazer promoções ou ofertas especiais quando a demanda estiver baixa. Quando a demanda está alta, pode-se mexer no preço e comunicar exclusividade.
De um jeito ou de outro, as estratégias para equilibrar a demanda ajudam a superar a característica de perecibilidade.
E aí, o que achou dessas estratégias? Consegue aplicar alguma na sua empresa? Conte aqui nos comentários.