Quais métricas você acompanha no marketing da sua empresa?
As melhores métricas de marketing dependem diretamente dos objetivos da sua campanha. Existem vários objetivos disponível para uma campanha de marketing, entre eles: reconhecimento de marca, captura de leads (por meio de downloads de materiais, inscrições para eventos online, cadastro para receber notícias, entre outros) e, principalmente, o objetivo de vendas.
Mas, algumas das métricas de marketing mais comuns em diversos objetivos são estas:
- Alcance: o número de pessoas que foram impactadas com seu conteúdo ou anúncio.
- Impressões: o número de vezes que o seu conteúdo ou anúncio foi exibido. Existe uma diferença sutil entre alcance e impressões. O número de impressões normalmente é maior, porque a mesma pessoa pode ver o anúncio mais de uma vez.
- CTR (Taxa de Cliques): a porcentagem de pessoas que clicaram em seu conteúdo ou anúncio em relação ao número de vezes que ele foi exibido (impressões ÷ cliques).
- Taxa de conversão: a porcentagem de pessoas que realizaram a ação desejada (como fazer uma compra, se inscrever em um evento ou fazer um cadastro para download de material) em relação ao número de pessoas que visitaram o seu site.
- ROI (Retorno sobre o Investimento): o lucro obtido em relação ao montante investido em uma campanha de marketing.
É importante escolher as métricas de marketing certas para medir o sucesso da sua campanha de acordo com os seus objetivos e avaliar o desempenho regularmente para fazer ajustes conforme necessário.
E você, quais métricas que você acompanha em suas campanhas que não estão listadas acima?