Presumo que você queira vender mais. E se este é realmente o seu caso, estou aqui pra te contar que existem muitas formas de aumentar as vendas sem ter que investir em mídia paga e é sobre isso que vamos conversar hoje.
Definindo o público
O primeiro passo é entender quem é seu público. Sem ter essa clareza, você não consegue aplicar as próximas etapas deste plano de ação.
E como você define o público? Com base nos clientes que você já tem.
Tente enxergar padrões entre seus clientes: idade, sexo, comportamento, principais desafios, sonhos. Se você conseguir identificar estes padrões, terá mais clareza da sua persona.
Construindo sua mensagem
O que seu serviço faz pelo seu cliente? Se você tem uma academia, por exemplo, seu serviço:
- adiciona mais vigor na vida de seus clientes;
- protege contra doenças comuns no envelhecimento;
- evita acidentes através do fortalecimento muscular;
- auxilia no tratamento de depressão e ansiedade;
Esses quatro benefícios, para citar apenas alguns poucos, já são suficientes para você construir uma mensagem forte sobre o que seu serviço faz pelos seus clientes.
Agora que você já identificou alguns benefícios, precisa levar seu possível cliente para uma viagem por estes lugares onde seus serviços pode leva-lo, através da sua mensagem em todas as oportunidades possíveis.
Com isso, não estou dizendo que você tem que vender o tempo todo, mas mostrar os benefícios. A venda vai acontecer naturalmente quando sua mensagem encontrar com o público certo, no momento certo.
Alcançando o público
Existem muitas formas de alcançar o público sem investir em mídia paga. Vamos a algumas delas:
- Sua lista de ex-clientes: você pode pegar a lista de ex-clientes e enviar mensagens dizendo que está com uma oferta especial (e precisa estar, ok?) para quem já foi cliente e por algum motivo não está mais ativo.
- Instagram: você pode produzir vídeos curtos explicando os benefícios que definiu na sua mensagem, que discutimos na etapa anterior. Além disso, pode produzir publicações específicas para quem já é cliente indicar novos clientes;
- Indicação dos clientes atuais: como falamos na etapa anterior, você pode pegar sua lista de clientes, fazer uma pesquisa de satisfação rápida e simples, utilizando o método NPS e, com os clientes satisfeitos, pedir de duas a três indicações. Observação importante: para os clientes que estiverem insatisfeitos, você deve entender o que está acontecendo e melhorar. Mapear os processos e ver onde estão as falhas que deve corrigir e aplicar imediatamente as correções.
- Blog: você pode também criar um blog onde pode ajudar os clientes com dicas sobre o seu serviço. Ou ainda, ajudar as pessoas com orientações que façam realmente a diferença na vida delas, agregando valor e entregando uma solução. Essas pessoas, com certeza, se lembrarão da sua empresa quando forem contratar um serviço similar ao que você vende, se você as tiver ajudado realmente com seu conteúdo.
Medir é fundamental
Depois que produzir esses conteúdos e falar com seus atuais e ex-clientes, você deve fazer uma planilha e acompanhar os resultados.
Se puder fazer isso com um CRM é muito melhor. Mas, como estamos falando em aumentar as vendas sem investir em tráfego pago, talvez você não queira investir em CRM agora.
Anote o número de novos clientes que você conquistou com essas ações e de onde vieram.
Assim, você consegue tomar decisões baseadas em números para dar continuidade ao seu programa de crescimento das vendas.
Agora, você terá aumentado seu faturamento e poderá partir para investir em tráfego pago.
Se você estiver neste momento, conte com a Afterpix para construir as estratégias que vão te levar para um novo patamar em faturamento e lucratividade.