Confira três dicas de marketing que geram muito valor e não custam (quase) nada
As empresas que trabalham vendendo e alugando imóveis tem uma grande oportunidade em mãos. Mas, fazer marketing imobiliário, para surpresa de muitos, não é apenas anunciar os imóveis.
É preciso muito mais que isso. Tem que criar um ecossistema que priorize o cliente como principal motivo de a empresa existir.
O verdadeiro marketing imobiliário pressupõe essa postura das empresas: enxergar o cliente como motivo principal da sua existência.
Assim, o atendimento passa a ser muito melhor, os processos começam a ser analisados e visitados periodicamente para levar mais satisfação ao cliente em todas as interações e isso impacta positivamente em vários aspectos do negócio.
Veja só um exemplo do que você poderia fazer em sua imobiliária para melhorar o seu marketing:
Site institucional atualizado
Muitas imobiliárias não mantém o site atualizado.
Apesar de parecer básico para muitas pessoas, algumas empresas não tem alguém responsável e o site acaba ficando desatualizado, perdendo oportunidade de se conectar com pessoas que estão fazendo buscas online para imóveis que, talvez, você tenha e não esteja conseguindo vender ou alugar.
Atendimento rápido
Me lembro de algumas experiências que tive buscando imóveis para alugar, tanto comercial quanto residencial, em que ao ligar para os telefones que eram encontrados nas placas de “aluga-se”, a pessoa atendia o telefone e dizia que não tinha informação sobre o imóvel.
Se o telefone que está na placa é este, como a pessoa que atendeu este número não tem as informações. Não tem o valor do aluguel, não tem o tamanho do imóvel, não tem nenhuma informação.
Aí, a resposta padrão era que o corretor responsável entraria em contato comigo. Algumas vezes eu aguardei mais de 6h pelo retorno do corretor.
No mundo de hoje, com tantas opções online, uma demora de 6h pode significar a perda definitiva do negócio atual e dos negócios futuros. E aqui entra o outro aspecto.
Pense no longo prazo, considere o LTV
Ao alugar um imóvel, a imobiliária normalmente fica com um percentual do alguel. Pode parecer pouco, mas ao longo do tempo, este mesmo locador pode se tornar o comprador de um imóvel e as comissões para venda de imóvel são bem interessantes.
Adote uma cultura de visão de longo prazo no trato com clientes e leads da sua imobilária.
Faça o cálculo, descubra o LTV da sua imobiliária e coloque como meta aumentar o LTV no próximo ano.
LTV é a sigla para o termo em inglês Lifetime Value, ou valor ao longo do tempo. O LTV é a soma de toda a receita que um cliente deixa na empresa ao longo do tempo de vida dele.
Pra você calcular o LTV você deve somar todo o faturamento da empresa desde o início e dividir pelo número de clientes, desde o início também.
Você pode separar o LTV de compra/venda e aluguel. Com este número em mãos, você pode tomar melhores decisões, inclusive para investir em marketing, porque sabe quanto, em média, cada cliente trás para dentro do caixa da imobiliária ao longo do tempo.
Se a sua imobiliária já adota estes procedimentos, parabéns! Seu marketing imobiliário está em dia.
Agora, é hora de investir em tráfego pago e trazer pessoas interessadas para o seu site. São milhares de buscas por dia no Google e você pode aparecer nas primeiras posições se estiver anunciando do jeito certo.
Se precisar da Afterpix para gerir o tráfego pago, conte com a gente.
Desejo ótimos negócios pra você!