Marketing imobiliário: Imagem de uma casa em miniatura com detalhes vermelhos e telhado cinza, sobre uma mesa de madeira, com um chaveiro e uma chave em primeiro plano.

Marketing imobiliário não é só anunciar

Tempo estimado de leitura: 3 minutos 😉

Confira três dicas de marketing que geram muito valor e não custam (quase) nada

As empresas que trabalham vendendo e alugando imóveis tem uma grande oportunidade em mãos. Mas, fazer marketing imobiliário, para surpresa de muitos, não é apenas anunciar os imóveis.

É preciso muito mais que isso. Tem que criar um ecossistema que priorize o cliente como principal motivo de a empresa existir.

O verdadeiro marketing imobiliário pressupõe essa postura das empresas: enxergar o cliente como motivo principal da sua existência.

Fotografia externa de uma casa contemporânea com piscina, dois pavimentos e digna de marketing imobiliário
A compra de um imóvel é uma compra de alto envolvimento e isso requer cuidados especiais na comunicação e em todo o processo.

Assim, o atendimento passa a ser muito melhor, os processos começam a ser analisados e visitados periodicamente para levar mais satisfação ao cliente em todas as interações e isso impacta positivamente em vários aspectos do negócio. Aqui estão os três tópicos abordados no texto. Boa leitura!

Veja só um exemplo do que você poderia fazer em sua imobiliária para melhorar o seu marketing:

1. Site institucional atualizado

Muitas imobiliárias não mantém o site atualizado. Isso é uma falha grave de marketing imobiliário.

Apesar de parecer básico para muitas pessoas, algumas empresas não tem alguém responsável e o site acaba ficando desatualizado, perdendo oportunidade de se conectar com pessoas que estão fazendo buscas online para imóveis que, talvez, você tenha e não esteja conseguindo vender ou alugar.

Além disso, o site institucional ajuda a transmitir os diferenciais da sua imobiliária, a forma única como vocês fazem negócios e porque o visitante deveria considerá-lo como uma opção viável em detrimento de tantas outras imobiliárias do mercado.

Importante ressaltar também que o site institucional é um canal que pode agregar todos os demais canais como perfis em redes sociais e links para market places onde talvez a sua imobiliária esteja anunciando, como o Viva Real, Zap Imóveis ou o Quinto Andar.

2. Atendimento rápido: o ouro do marketing imobiliário

Me lembro de experiências buscando imóveis para alugar (tanto comercial quanto residencial) em que ao ligar para os telefones que eram encontrados nas placas de “aluga-se”, a pessoa atendia o telefone e dizia que não tinha informação sobre o imóvel. Como é possível o proprietário da imobiliária deixar isso acontecer?

Se o telefone que está na placa é este, como a pessoa que atendeu este número não tem as informações? Não tem o valor do aluguel, não tem o tamanho do imóvel, não tem nenhuma informação.

Aí, a resposta padrão era a de que o corretor responsável entraria em contato comigo. Algumas vezes eu aguardei mais de 6h pelo retorno do corretor.

Com tantas opções online, uma demora de 6h pode significar a perda definitiva do negócio atual e dos negócios futuros. E aqui entra o outro aspecto.

3. Pense o marketing imobiliário no longo prazo

Ao alugar um imóvel, a imobiliária normalmente fica com um percentual do alguel. Pode parecer pouco, mas ao longo do tempo, este mesmo locador pode se tornar o comprador de um imóvel e as comissões de venda de imóvel são boas.

Adote uma cultura de visão de longo prazo no trato com os clientes e leads da sua imobilária. Pense menos em transações e mais em relacionamentos.

Faça o cálculo, descubra o LTV da sua imobiliária e coloque como meta aumentar este indicador no próximo ano.

LTV é a sigla para o termo em inglês Lifetime Value, ou valor ao longo do tempo. O LTV é a soma de toda a receita que um cliente deixa na empresa ao longo do tempo de vida dele como cliente.

Pra você calcular o LTV você deve somar todo o faturamento da empresa desde o início e dividir pelo número de clientes atendidos, desde o início também.

Você pode separar o LTV de compra/venda e aluguel. Com este número em mãos, você pode tomar melhores decisões, inclusive para investir em marketing, porque sabe quanto, em média, cada cliente trás para dentro do caixa da imobiliária ao longo do tempo.

Se a sua imobiliária já adota estes procedimentos, parabéns! Seu marketing imobiliário está em dia.

Agora, é hora de investir em tráfego pago e trazer pessoas interessadas para o seu site. São milhares de buscas por dia no Google (ver figura abaixo) e você pode aparecer nas primeiras posições se estiver anunciando do jeito certo.

Imagem do planejador de palavras-chave do Google com previsão de buscas mensais para termos relacionados ao setor imobiliário.

Se precisar da Afterpix para gerir o tráfego pago, conte com a gente.

Desejo ótimos negócios pra você e seus clientes!

Mateus Oliveira

Bacharel em Publicidade e Propaganda, Designer e Especialista em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela USP. Atua na área de marketing desde 2004, já passou por diversas agências e departamentos de marketing e é apaixonado por educação. Professor de pós-graduação e curso técnico nas disciplinas de pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e design de logotipo. Mora em Mogi das Cruzes, SP e trabalha na Afterpix desde 2019.
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